Ensino Médio

Informações sobre o Curso:

O Ensino Médio corresponde ao que ainda é conhecido como Ensino de 2º Grau ou como Colegial. A mudança de nome deve-se à lei de Diretrizes a Bases da Educação – LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. é oferecido pela nossa Escola e tem duração de três anos. O ingresso dá-se por meio de um exame de seleção unificado – o Vestibulinho, realizado uma vez por ano.

Como etapa final da Educação Básica, no Ensino Médio o jovem deve, mais do que dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora. Para isso, o currículo do Ensino Médio ancora-se nos seguintes princípios pedagógicos: identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização.

O currículo do Ensino Médio está estruturado em três ciclos anuais correspondentes, cada um, a dois semestres letivos, com duração de 800 horas e 200 dias letivos.

As disciplinas do Currículo e os seus conteúdos estão relacionados em três áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (CNMT), Ciências Humanas e suas Tecnologias (CHT) e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (LCT).

O currículo compreende

  • Componentes curriculares que integram a base nacional comum e contribuem para consolidar a formação global comum;
  • Componentes curriculares da parte diversificada, conforme dispuser a Legislação Federal e ou Estadual, agrupados em:
    • Componentes curriculares profissionalizantes de caráter geral;
    • Pelo menos uma língua estrangeira moderna.

Na ETEC Alberto Santos Dumont o Ensino Médio é planejado em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas dos adolescentes. A escola e os professores são considerados os responsáveis pela organização de situações que permitam aos alunos estabelecer uma relação proveitosa e agradável com o conhecimento, afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências, que situem o educando como sujeito de conhecimento e participante do mundo do trabalho.

Com essa proposta, os alunos adquirem as condições necessárias para fazer suas escolhas, prosseguindo os estudos nos cursos de nível técnico ou superior, além de contar com possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Nossa proposta visa:

  • A formação da pessoa de maneira a desenvolver valores e competências necessárias a integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • A preparação e orientação básica para a sua integração no mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
  • O desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica em níveis mais complexos de estudo.
  • A educação desempenhar um triplo papel: econômico, científico e cultural;
  • Estruturar a educação em quatro alicerces: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

As propostas apresentadas pelo CEETEPS para o Ensino Médio têm como objetivo:

  • A consolidação e o aprofundamento nos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o procedimento de estudos.
  • A preparação básica para o trabalho e cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, a novas condições de ocupação.

Perfil do concluinte do Ensino Médio (de acordo com a LDB/ 1996 e o ENEM)

O aluno concluinte do ensino médio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando capacidade de:

  1. dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e usar as diferentes linguagens para se expressar e comunicar;
  2. construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade;
  3. selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e tomar decisões;
  4. organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente;
  5. recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.

 

Vestibulinho:

Maiores informações sobre o vestibulinho podem ser conferidas clicando aqui.

Outros detalhes

Número de Vagas por vestibulinho: 105. *
Período do curso: Matutino.
Horário: Segunda a Sexta-feira, de 07h10min às 11h30min e/ou de 08h00min às 12h30min. **


* Ver manual do candidato no site do vestibulinho para mais detalhes.
** Os horários podem sofrer alterações, conforme disponibilidade da unidade.

5 anexos para download

Anexos

planocurso-ensino-medio
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PTDs EM 1ano 2017
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PTDs EM 2ano 2017
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PTDs EM 3ano 2017
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PTD 2etim 2017
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One thought on “Ensino Médio

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